Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil
Educador Físico graduado pela UEPB em 2003 e ex-velocista da ASPA (Associação Paraibana de Atletismo).

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Água: pra que te quero?

A água, indispensável aos seres vivos, é um líquido incolor, insípido e inodoro. Dos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, ela é certamente a mais importante. Exerce primordial função na regulagem da temperatura corporal. Podemos sobreviver até cerca de sete dias sem água em condições perfeitas, porém, a desidratação pode ser fatal em alguns casos, como uma diarréia que venha a assolar um bebê, visto que a perda de água e eletrólitos pode ser insuportável a um corpo ainda tão frágil.
Num adulto comum, a quantidade ideal de água para manter um bom funcionamento das funções do corpo gira em torno de 2.000 a 2.8000 mL, tanto para homens quanto para mulheres. Podemos até imaginar que o equilíbrio da água do organismo ocorre quando a quatidade de água que sai é igual a que entra, mas numa atividade física com duração em torno de 30 minutos, não necessariamente devemos nos esforçar para repor o que foi perdido na mesma proporção. É prudente ingerir de 250 mL a 500 mL de água cerca de 1,5 a 2 horas antes do esforço, isso promove uma boa hidratação. Vale salientar que uma pequena quatidade é perdida nas fezes e no ar que expiramos.
Mas onde fica armazenado os estoques de água no nosso corpo? Fica em vários compartimentos, e ela, a água, muda constantemente de um compartimento para outro. Cerca de 65% dela é armazenada no interior das células. Os outros 35% ficam fora, banhando cada uma das células e também no interior dos vazos sanguíneos. A água é mantida no organismo em combinação com a proteína, o caboidrato e os eletrólitos.
A regulação da água se dá pelos rins, órgãos responsáveis pela manutenção das quantidades de água no organismo. Como a água é essencial à vida, é uma sorte que o organismo disponha de um mecanismo eficaz para manter o equilíbrio adequado desse líquido.
Pesquisa revela que leite hidrata mais que a água. Pesquisadores de Campinas mostram que o leite pode substituir o copo de água gelado depois das atividades físicas. O leite tem uma digestão mais lenta e isso facilita a hidratação. Após praticar exercícios é comum recorrermos a um copo de água bem gelado, mas pesquisadores de Campinas, no interior de São Paulo descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida no treinamento.
Mais do que vontade, o nosso corpo sente a necessidade de repor o líquido perdido durante os exercícios. Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que o leite magro é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais. A professora de nutrição da Unicamp explica porque isso acontece. “O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo a quantidade de líquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estômago e melhore a hidratação com um todo”, diz Maria Teresa Bertodo, pesquisadora Instituto de Alimentos. A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo lesionado durante a atividade física.
“A função dele é ser um caçador de radicais livres. Ele vai no organismo e vai seqüestrando os radicais livres que estão circulando na corrente sanguínea e com isso vai evitar uma série de danos para o organismo”, explica a pesquisadora.
Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício. De acordo com os pesquisadores todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.
O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja, por ele manter por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura.
Marcelo Camargo Tella, ex-atleta toma quase um litro de leite todos os dias. O ex-atleta não sabia dos efeitos apontados pela pesquisa. A bebida agora vai ser bem mais saborosa.
“Sabendo disso com certeza vou ser um maior adepto a tomar leite”, fala. A pesquisadora citou os radicais livres. Eles são os vilões do nosso organismo porque atacam as células e promovem doenças como o câncer.


Fontes: Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte (FOX);
Nutrição para saúde, condicionamento físico & desenpenho esportivo;
www.g1.globo.com/jornalhoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!